quinta-feira, 7 de março de 2013

Lançamento CD "Capricha na pimenta". Samba de cozinha, por Sérgio Maggio.

Alex Souza lança o segundo disco autoral, Capricha na Pimenta, em show, dia 2 de abril, no Clube do Choro. 
Sérgio Maggio,

O brasiliense Alex Souza cresceu cercado pelo samba. Aqui e ali, batucava-se um partido alto ou um fundo de quintal, e o menino musical apreendia o gingado. Não demorou muito para que essas informalidades sonoras fossem transformadas em criação musical. Capricha na Pimenta, segundo disco solo, fecha o elo com esse tempo de aprendizado. Feito entre uns goles e outros de cafés e de cervejas e muitas mordidas em petiscos diversos, o álbum nasceu numa roda informal de amigos, montada bem ali na cozinha da casa de Alex. “Capricha na Pimenta é uma metáfora. Um convite ao realce dos melhores sabores. Daí a menção à pimenta”, destaca o músico. Foi nesse clima de cozinha que varias canç foram compostas. Apenas uma, A palavra, saiu em parceira com Fábio Luna, integrante dos grupos Caraivana (do qual Alex Souza faz parte) e Os Cariocas. Todas as outras faixas são de autoria de Alex Souza, que banhado no universo dos grandes mestres bambas, escreveu e deu voz ao samba que vinha de sua alma. “Foi uma forma de mergulhar e descobrir cada vez mais a maneira de interpretar minhas próprias composições. Ando sim, sempre em busca de aumentar essa coleção de canções. Acredito que cada música, em nosso repertório, é uma história que carregamos sempre dentro da gente”, avalia. Essa nova coleção de canções autorais será mostrada ao público pela primeira vez no dia 2 de abril, às 21h, no Clube do Choro. O lançamento oficial de Capricha na Pimenta terá participação de Fábio Luna e uma roda de amigos para batucar os sambas de Alex Souza. “Vou apresentar todo o repertório do disco e mais algumas músicas inéditas, além de alguns clássicos do samba! Um show com clima de cozinha, de quintal, de samba... Uma grande festa entre amigos, na qual entre bebes e petiscos, a música será como de costume o prato principal”, compara Alex. No disco, Alex Souza contou com um time renomado de instrumentistas, como Henrique Neto, Rafael dos Anjos, Marcio Marinho, Juninho Ferreira, Dudu Sete Cordas, Vinicius Magalhães, George Lacerda, Juninho Alvarenga, Thiago Viegas e Bruno Patrício, numa produção de Alex Souza dirigida por Roberto Mendes, Após o lançamento em Brasília, Alex Souza vai divulgar Capricha na Pimenta pelo Brasil. Também vai entrar em turnê com o novo CD/DVD do Caraivana. No segundo semestre, grava o novo disco autoral,  Eu sambo assim, com previsão de lançamento para 2014. 

ALGUMAS CANÇÕES DE CAPRICHA NA PIMENTA: [Image] Brilho no olhar (Chora) Música que fala da simplicidade generosa das coisas simples. Fala do choro de felicidade. Do andar sem documento e sem dinheiro no bolso e com muito brilho no olhar. "Gosto quando diz que sou criança, procuro acreditar/ Brincar de te esconder, depois te procurar.../ Te encontrar com a maquina do tempo.” 
CAPRICHA NA PIMENTA Música feita em homenagem a pimenta dedo de moça... Uma metáfora entre o melhor tempero e o cheiro do carinho. “Capricha na pimenta porque vai melhorar o sabor/ Já sabia que ardia mais nem desconfia que é fogo de amor.” 
SOSSEGA SAUDADE Fala da saudade boa, a saudade que pode ser saciada, a saudade bem-vinda... Mais vez ou outra ela costuma apertar... e a música assume o compromisso a causa dizendo “Sossega saudade”.  O retrato de uma saudade. 
CHEGAMOS JUNTOS Foi a primeira composição do disco... uma música que fala da distância, da presença na distância, da presença na ausência... no encontro entre duas pessoas.... da presença no pensamento .OBRIGADO MEU PAI Uma maneira de agradecer ao pai do céu, ao pai da terra pela vida, pelo amor compartilhado, pelo banho, pela música, pela família! Obrigado meu pai é um obrigado aos pais. 
TÔ ENTENDENDO Um samba que fala da esperança e que exalta as voltas do mundo. 
BEIJINHO Fala sobre o melhor beijo do mundo. O beijo do grande amor em cada beijinho estalado quanto é que vale? 
SOLTA A FALA Música que fecha o disco e fala da liberdade de expressão em uma época onde as pessoas cada vez conversão menos. Solta a fala é um convite para uma boa conversa... 

SOBRE O MÚSICO: 
Alex Souza é ator cantor compositor e instrumentista. Bacharel em interpretação teatral pela Universidade de Brasília (UnB). Participou de diversos musicais como ator, cantor e compositor e violonista, entre eles: Rosa negraSalve o prazerA dança dos signosNoturno. Integrou o elenco de reconhecidos espetáculos do diretor Hugo Rodas como O Tempo e a Ira, e Os demônios, dirigido por Rodas e Antônio Abujamra. Como músico e compositor, foi premiado com Melhor Música e como Melhor Intérprete nos seguintes festivais: FICO — primeiro colocado e melhor interprete de 1994; primeiro colocado em 1995 e 1996. Festival Canta Cidade Livre (Finca) — segundo colocado e melhor interprete, 2000 e terceiro colocado e melhor interprete em 2003. Prêmio SESC de Música —Tributo a Brasília — terceiro colocado. Prêmio Tributo a Tom Jobim 2012 — segundo colocado, com a primeira música do disco Brilho no Olhar (Chora). Em 2006, gravou seu primeiro disco solo autoral, Brincando de subir. Com o Caraivana, está em fase de pré-lançamento do terceiro álbum do grupo. 

CAPRICHA NA PIMENTA Lançamento do segundo álbum solo de Alex Souza, no dia 2 de abril, às 21h, no Clube do Choro (Eixo Monumental, próximo ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Informações:  3225-2761). Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia). Classificação indicativa livre.